Clube de Programação e Robótica

Regimento do Clube de Programação e Robótica do AEC

Introdução

O clube de programação e robótica da Escola Secundária de Casquilhos (ESC) pretende despertar o interesse dos alunos do agrupamento, numa primeira fase, pela programação, e, numa segunda fase, pela robótica, dinamizando atividades motivadoras e criativas. Criado em 2016, pretende-se que este clube continue nos anos seguintes.

O clube pretende ser um espaço de colaboração e partilha onde os alunos desenvolvem projetos que vão ao encontro dos seus interesses, mobilizando e desenvolvendo conceitos matemáticos e computacionais subjacentes à aprendizagem da programação e robótica, ao mesmo tempo que desenvolvem competências digitais, dentro e fora da escola.

O clube estará aberto a todos os alunos do agrupamento, a partir do 2.º ciclo, que o pretendam frequentar.

Artigo 1.º

Objetivos

  1. Permitir aos alunos a realização de projetos que vão ao encontro dos seus interesses mobilizando e desenvolvendo conceitos matemáticos e computacionais subjacentes à aprendizagem da programação e robótica;
  2. Desenvolver nos alunos competências digitais.

 Artigo 2.º

Horário e local de Funcionamento

  1. O Clube funcionará à 4ª feira das 14:15 às 15:55 na sala D10.

Artigo 3.º

Membros

  1. São membros do clube de programação e robótica qualquer aluno que se inscreva através de formulário disponibilizado online na página do Agrupamento de Escolas de Casquilhos desde que frequente o 2º ciclo, 3º ciclo ou ensino secundário, bem como os professores que dinamizam as atividades do clube.

 Artigo 4.º

Direitos dos membros

  1. Participar nas atividades realizadas pelo Clube dentro do recinto escolar;
  2. Encaminhar observações, sugestões e solicitações aos professores que dinamizam o clube.

 Artigo 5.º

Deveres dos membros

  1. Conhecer e cumprir as normas deste Regulamento;
  2. Respeitar todos os membros do clube;
  3. Cumprir as metas e os prazos estipulados pelo clube;
  4. Comparecer regularmente no clube;
  5. Zelar pela manutenção em bom estado de todos os equipamentos do clube;
  6. Todos os demais deveres previstos no regulamento interno do AEC.

Artigo 6.º

Atividades do Clube

  1. São atividades do clube as seguintes:
  2. Programação com o Scratch e Blockly;
  3. Formação e seleção de alunos monitores;
  4. Formação de professores sobre Scratch e Blockly;
  5. Trabalho com Arduino, alguns sensores e componentes elétricos;
  6. Participação em atividades e concursos de programação, oferecidos por entidades exteriores ao agrupamento;
  7. Divulgação das atividades do clube à comunidade escolar.

Artigo 7.º

Avaliação

  1. Cada uma das atividades propostas será avaliada após a sua realização através da auscultação dos seus participantes (questionários). No final de cada período é realizado um balanço global. No final do ano será realizado um relatório final.

Artigo 8.º

Disposições gerais

  1. Os casos omissos no presente Regulamento serão deliberados pelo Coordenador do Clube, com a supervisão do Diretor do Agrupamento.
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